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25
Abr
2018

Prospecção de clientes: como reduzir custos e vender mais utilizando a internet a seu favor

Prospecção de clientes: como reduzir custos e vender mais utilizando a internet a seu favor

A prospecção é a atividade que precede a venda. Esta etapa é um dos maiores desafios, pois é nela que você identifica os possíveis clientes com potencial e analisa se são certos ou não para o seu negócio. A prospecção é estudar sobre um determinado ponto de venda e isso exige planejamento.

É claro que todo vendedor à moda antiga tem a sua própria maneira para oferecer seus produtos ou serviços, mas você não concorda que muita coisa mudou em relação às boas práticas? Hoje em dia, com toda tecnologia disponível, você pode aplicar outros métodos, poupando tempo, dinheiro e sendo mais assertivo em suas ações.

Você já deve realizar algum tipo de abordagem através de e-mail ou telefone, porém pode usar as redes sociais ao seu favor como o Whatsapp, Facebook, Linkedin, e até mesmo outros aplicativos de celular. Desta maneira, é possível que você mesmo faça essa prospecção sem a necessidade de uma equipe por trás dessa operação.

De inicio, você precisa analisar a região onde está o seu público-alvo, onde a atuação de seus produtos ou serviços será melhor aproveitado, e a partir disso, definir alguns pontos de venda de seu interesse.

Verifique através das redes sociais como é a imagem do local que está procurando, ou seja, como o público reage e até mesmo como anda a sua reputação. Será que é o ideal para o que você está procurando? É nesta etapa que irá descobrir alguns pontos fortes e fraquezas. Além dos tradicionais Facebook, Instagram e Linkedin, o aplicativo Kekanto vai te ajudar nessa pesquisa, pois a plataforma traz uma lista de estabelecimentos que você pode se aprofundar e conhecer um pouco mais dividido por cidade, estado, região, ramo de atuação, entre outros campos de pesquisa.

Após ter selecionado os possíveis clientes com uma análise preliminar, você pode enviar o primeiro contato, e é claro que com muito cuidado, pois depende da receptividade de cada um. Mandar um e-mail com uma proposta ajuda bastante, pois é possível enviar um material completo com suas soluções, assim o cliente consegue entender como você vai ajudá-lo. Se você ainda não tem o contato de e-mail do seu futuro cliente, o site Hunter vai te ajudar com essa missão. Basta colocar o link do site e fazer a pesquisa que ele te dará algumas respostas.

É necessário insistir em um fluxo de cadência para manter ou conquistar um cliente (uma série ordenada de e-mails, mensagens e ligações). Mas, cuidado! Ao mesmo tempo em que você precisa manter o interesse, também não pode desenvolver algo “forçado” e chato. O relacionamento deve ser bom e saudável para ambos os lados.

Separamos alguns passos importantes para serem lembrados ao ter o primeiro contato:

·         Primeiramente chame a atenção de quem você pretende que seja seu cliente. É nessa etapa que insistirá no fluxo de cadência. Para isso, você precisa se identificar, falar o que quer e o porquê está falando sobre isso.

·         Depois, basta despertar o interesse da pessoa. Quais os benefícios que ele terá? Não necessariamente precisa especificar o produto ou serviço em si, mas o porquê ele precisa investir nisso. Lembre-se, venda uma "solução" e não apenas um produto. Mostre seus diferenciais e torne-se indispensável.  

·         Logo após esse passo, você já vai ter desenvolvido o desejo dele em comprar e isso resultará na ação final. O cliente precisa querer conhecer mais sobre o que você está falando e esse processo precisa ser curto e direto.

Pode parecer um incomodo, mas isso é um investimento de tempo. Você não está fazendo nenhum favor ao vender algo pra ele, na verdade é ao contrário disso, está ajudando seus negócios. E não se esqueça: Seja sempre simpático!

Qualquer processo que envolva a conquista de um novo cliente deve ser estudado e levado a sério. Afinal, através da prospecção, novos contratos são fechados e consequentemente, prestando um bom atendimento, solucionando e facilitando a vida para quem está vendendo, acaba gerando futuros contatos de sucesso.

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