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02
Mai
2018

Por que o envio de e-mail na primeira abordagem pode te ajudar a vender mais?

Por que o envio de e-mail na primeira abordagem pode te ajudar a vender mais?

A primeira abordagem a um possível cliente é importante e o e-mail é uma das melhores maneiras de fazê-lo.

Após todo o trabalho realizado na prospecção de coleta de informações e de identificar quem se encaixa dentro do perfil que está buscando de cliente através de sites de busca, páginas de Linkedin, Facebook e etc, como citamos aqui, chegou a hora de enviar a primeira mensagem.  

Segundo a consultoria McKinsey, o e-mail é 40 vezes mais efetivo para conseguir novos clientes do que o Facebook e o Twitter combinados. Além disso, esse meio não é muito invasivo e você consegue expor de maneira clara o seu produto ou serviço.

Sabendo que a linguagem precisa se adequar ao público correto e que não poder ser algo cansativo, como você pode escrever este primeiro e-mail?

Separamos 5 dicas que podem te auxiliar:

1.      Seja objetivo e claro.

Ao escrever um e-mail, você deve ser completamente transparente com as informações que está passando e evitar o famoso “encher linguiça”. Afinal, uma mensagem longa e cheia de texto vai fazer com que o destinatário não leia nem metade do que está falando.

2.      Faça tópicos do que você está propondo.

Os tópicos vão te auxiliar a deixar o conteúdo mais limpo e objetivo para falar sobre os benefícios do seu produto ou serviço. Mas, não exagere! A leitura deve ser a melhor possível para seu cliente compreender toda a sua mensagem.

3.      Como deve ser o campo de assunto do seu e-mail.

De acordo com Convince & Convert, 35% das pessoas que recebem e-mails de prospecção abrem de acordo com o assunto da mensagem. Por isso, não crie uma frase muito longa para o tema ou use palavras como promoção, grátis e relacionadas a dinheiro, pois a pessoa pode perder o interesse já nesta etapa e excluir seu e-mail antes mesmo de abrir. 

Além disso, é bacana evitar pontos de exclamação e não deixar o campo somente com letras maiúsculas porque isso pode ser confundido com spam.

4.      O que deve ser abordado na mensagem.

Para a pessoa se interessar, você precisa despertar a atenção dela nos primeiros segundos. Então, organize e faça um breve resumo contendo as seguintes informações: O que está sendo oferecido? Para quem? Qual o benefício?

5.      Estrutura para o seu e-mail.

Antes de qualquer coisa lembre-se que as pessoas percebem quando estão sendo bem tratadas e tendem a responder na mesma moeda.  Ao escrever o e-mail, recomendamos uma ordem para enviar ao seu cliente:

·         Primeiro, a saudação. Este é o momento que o consumidor vai ver a maneira de como você irá recepcioná-lo.

·         Depois, o resumo do que irá falar no e-mail. É nesta parte que responderá as questões do tópico número 5.

·         Em seguida, a proposta. De maneira breve, explicar o porquê ele precisa disso.

·         Por último você diz que está à disposição do cliente para apresentar mais sobre o produto ou serviço. Não se esqueça de usar uma assinatura com seus telefones de contato.

A estratégia final é baseada em conseguir marcar uma reunião ou até uma visita para demonstrar o que está propondo.

A maneira de como irá abordar esse cliente faz toda a diferença no seu negócio. O mercado está cada vez mais competitivo e você precisa trazer esse diferencial para alcançar bons resultados. A aproximação é fundamental, afinal, o valor de cada um é único para o seu negócio.

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