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20
Jun
2018

Os tipos clássicos de clientes e como atendê-los

Os tipos clássicos de clientes e como atendê-los

A preocupação com a qualidade de um bom atendimento deve ser a sua prioridade ao negociar com um cliente. Mas, para isso, é importante conhecer exatamente a personalidade de cada um para conseguir personalizar esse contato e colher melhores frutos.

De acordo com a pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, cerca de 61% dos consumidores levam mais em consideração a maneira como é atendido do que o preço e até mesmo a qualidade dos produtos.

Como já falamos no post blog da semana passada, muitas vezes encontramos fregueses difíceis e que não facilitarão a venda. Para isso não ser um empecilho nos seus negócios e você ficar ainda mais preparado, separamos uma lista de tipos de clientes clássicos e dicas de como atendê-los:

1. Contador de histórias

Este é o famoso sem ter mais o que fazer. Neste caso, sempre será detalhista e consegue emendar um assunto no outro em seus questionamentos e te fará de ouvinte se continuar dando corda.

Dicas: Mostre interesse no que ele tem a dizer, mas sem prolongar com comentários desnecessários. Limite as opções para não causar indecisão ou confusão neste tempo. Vá preparado com argumentos de venda e benefícios de todos os seus produtos caso ele entre em vários detalhes. Espere que o cliente neste caso indique o momento para fechar a venda.

2. Sumido

É aquele que às vezes esquece uma reunião ou some por um tempo. Pode ser difícil de entrar em contato e quase nunca se demonstra disponível.

Dicas: Antes de uma reunião, mande uma mensagem ou e-mail para confirmar. Envie sempre materiais dos produtos para lembrar que você está ali. Dê uma ligadinha de vez em quando para ver se está precisando de alguma coisa. Faça-se sempre presente.

3. Apressado

Fica sempre olhando para o relógio, encurta as frases e parece impaciente com a situação e a sua presença. Provavelmente têm mais compromissos ou um dia agitado.

Dicas: Seja paciente e faça demonstrações rápidas, claras e objetivas para ele entender o que está oferecendo. Entenda o tempo dele e passe somente as informações que precisa.

4. Indeciso

É inseguro ao realizar uma compra. Faz questionamentos sobre o produto e não sabe se é realmente aquilo que está procurando. Já solicitou orçamento para todos os concorrentes e mesmo assim não sabe qual decisão tomar. Neste caso, as objeções serão o problema para fechar a venda.

Dicas: Faça perguntas para saber exatamente o que ele está querendo. Deixe-o a vontade com uma conversa mais tranquila e demonstrando preocupação em responder todas as suas dúvidas. Tenha um material de apoio para embasar sobre o que está falando. Transmita confiança para que ele saiba que está realizando uma excelente compra e no momento ideal, ajude-o na decisão.

5. Negociador

É muito comum você encontrar clientes que querem tirar vantagens toda vez. No caso do negociador, ele precisa se sentir mais beneficiado do que os outros ao seu redor.

Dicas: Deixe claro que está aberto a negociações, mas não de maneira fácil para não perder confiança e o lucro. Entenda os pontos que seu cliente tem a dizer e demonstre os benefícios do que está sendo vendido.

Ao lidar com essas diferentes personalidades, você irá ampliar o seu conhecimento e técnicas para um bom atendimento.

Cada pessoa é diferente e você deve se adaptar ao estilo de cada uma. A empatia faz com que qualquer indivíduo se sinta mais confortável, confiante e seguro de suas decisões. Em vendas, essa empatia pelo próximo fará toda a diferença.

Lembre-se que dentre todos os tipos de clientes, o melhor é o satisfeito e que se sente motivado com o negócio que acabou de fechar. Se preocupe com esse desfecho para ter cada vez mais fidelizações.

Qual outro tipo de cliente conhece? Conta pra gente :)

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