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30
Mai
2018

Guia básico para fazer um pós venda eficiente

Guia básico para fazer um pós venda eficiente

Fazer um bom pós-venda é tão fundamental quanto a venda em si. É mais provável conseguir efetuar uma nova venda para um cliente antigo que conseguir abrir um novo negócio. O pós-venda te leva a fidelização, um processo importante principalmente para favorecer o seu trabalho e tornar os seus contatos permanentes.

O pós-venda é um tipo de atendimento prestado para atender as necessidades e demonstrar interesse nas críticas, sugestões e elogios feitos por seu consumidor. Com esse processo você conquista relacionamentos duradouros e futuros negócios promissores.

De acordo com a fonte Lee Resources, se conseguir resolver um problema a favor do cliente, as chances de que ele volte a fazer negócio são de 70%. E se não suprir as suas necessidades, ele pode falar de maneira negativa sobre o seu atendimento com outros fregueses em potencial.

Para isso não acontecer, é necessário entender que a lealdade de cada um é essencial no momento em que ele for consumir alguma marca, lembrando-se de você e pedindo seu produto ou serviço. Assim como no momento de recomendar para alguém é importante que cite o seu trabalho.

Você deve estar se perguntando, como realizar então um pós-venda efetivo para todos? Primeiramente, assim como você, seus clientes gostam de praticidade, então entre em contato através da maneira mais fácil e rápida para ajuda-lo no que precisar.

Depois desse passo, existem também alguns tópicos que podem te ajudar a realizar um excelente pós-venda:

1.Tenha interesse

Todas as pessoas gostam de um bom atendimento e se sentem confortáveis com pessoas que demonstram interesse em ajudar. Saber que pode contar com uma empresa é fundamental, pois a compra não será realizada apenas em um determinado momento. Mostre que ele fez uma ótima escolha ao adquirir o que você estava oferecendo com frases positivas e os benefícios que terá. Não se esqueça também de agradecer a preferência de ter escolhido fazer negócios com você.

2. Responda o mais rápido que puder

Busque soluções o mais rápido possível e aceite o fato de que às vezes problemas existem e você precisa resolvê-los. Pró-atividade é importante e não espere muito tempo para responder e dar a atenção necessária. Fugir e fingir que nada aconteceu pode te fazer perder credibilidade e futuras vendas.

3. Demonstre disponibilidade

É preciso deixar claro para o seu consumidor que ele não está atrapalhando o seu trabalho. Mostre disponibilidade para conversar e tente sempre arranjar um tempo para enviar novidades sobre o seu mercado, lançamentos e deixar claro que está à disposição para esclarecimentos ou eventuais necessidades. O grau de confiança entre vocês é o que fará toda diferença.

4. Não prometa o que não pode cumprir

Lembre-se de sempre cumprir aquilo que prometer ao seu cliente. Seja sempre ético e prestativo naquilo que está oferecendo para gerar a fidelização e a conquista de novos consumidores.

Para criar uma boa experiência não se esqueça da seguinte frase: “As pessoas podem não lembrar o que você fez ou disse, mas sempre lembrarão de como se sentiram.”- Tony Hsieh.

Gostou das dicas? Comente qual delas mais gostou e qual já faz parte do seu processo de pós-venda.

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