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11
Abr
2018

Como usar o Whatsapp para vender mais?

Como usar o Whatsapp para vender mais?

Segundo dados da Anatel, o Brasil terminou fevereiro de 2018 com 235,7 milhões de celulares, o que significa que esse aparelho se tornou o principal meio de acesso à internet e de comunicação em massa. Como falamos nesse post, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado para esta comunicação. E agora, além das pessoas o utilizarem para fins pessoais, também começaram a usar para representarem suas empresas, lojas e aumentarem suas vendas.

Ás vezes na correria de mandar uma mensagem para um cliente ou marcar um compromisso, acabamos cometendo alguns erros ou esquecendo de regras importantes, mas, são questões que podem ser solucionadas de forma simples e que irão ajudar na confiança que o consumidor tem em você e em seus produtos.

Separamos uma lista com alguns cuidados que devemos ter no WhatsApp. Confira:

Qual a importância de manter um contato e uma boa proximidade com seu cliente?

Para manter um bom relacionamento e fidelizar seu cliente, é necessário sempre identificar seus problemas e resolvê-los de maneira rápida e prática, pois isso indica eficiência em seu trabalho e a importância dedicada ao que seu comprador está falando. Além disso, a experiência de um bom atendimento gera uma satisfação garantida. Quem é que não gosta de ser bem atendido?

É interessante sempre manter um bate papo frequente e deve-se tomar cuidado com o que é dito. Para cada cliente, lembre-se de tratá-lo de maneira única porque a necessidade de cada pessoa é diferente de outra que já tenha atendido.

Não se esqueça de sempre falar com clareza, facilitando o entendimento da sua proposta de serviço ou produto. Imagine só, ao oferecer um ótimo produto, o pedido não é realizado pois o cliente não entendeu suas qualidades. Então é simples: “Falem a mesma língua” para que haja  uma compreensão de ambas às partes.

Exemplo para ser aplicado:

Exemplo WhatApp 1

Você utiliza emoticons de forma adequada para se comunicar com seus consumidores?

Com todas as opções que temos de enviar mensagens pelo celular ou postar conteúdos em redes sociais, os emoticons se tornaram uma nova línguagem universal.

Mas, cuidado! Na sua comunicação com clientes, não pode usar apenas por usar. Tenha certeza que realmente irá acrescentar algo na sua mensagem ou se vai ser relacionado com o que você tem a dizer. A linguagem com emojis precisa ser clara e de fácil entendimento. Não coloque em excesso porque isso pode te prejudicar.

Em um contexto sério não se deve aplicar o uso de emoticons, pois pode confundir o conteúdo da mensagem e acabar irritando seus consumidores. Nem todo mundo sabe o significado de cada um. Para não ficar na dúvida sobre o significado e quiser utilizar sem medo de errar, existem muitos sites que vão quebrar seu galho, como o Emojipedia.

Separamos dois modelos:

Exemplo WhatApp 2

Qual o momento certo para se utilizar a linguagem informal?

Você sabe em quais momentos é possível usar a linguagem formal? A credibilidade que deve ser passada exige algumas variações na maneira que irá falar.

Dependendo do quanto já conhece seu cliente, caso já o atenda a algum tempo, cria-se uma liberdade para utilizar uma abordagem mais informal em suas conversas rotineiras, em outras situações é preciso se adequar à formalidade para discutir sobre assuntos mais delicados.

Não se esqueça de que uma linguagem informal não se trata de gírias, inclusive, não as utilize para seus contatos profissionais.

Na divulgação de um produto ou serviço – É permitido uso de uma linguagem menos formal. Desperta a atenção e faça com que sua lista de clientes tenha mais vontade de conhecer o que está oferecendo pela forma diferenciada que os abordou.

Exemplo WhatApp 3

Quando responder a uma sugestão, reclamação ou dúvida – Utilize uma linguagem mais formal para mostrar responsabilidade e respeito com o que está sendo falado pela pessoa do outro lado.

Exemplo WhatApp 4

Os erros mais comuns de português cometidos e que podem ser solucionados

Muitas vezes na hora de mandar uma mensagem, não conferimos frase por frase do que está sendo escrito. E você deve estar se perguntando, será que posso cometer tantos erros de português assim sem perceber? E sim, isso é possível!

1. Utilize vírgulas para não trazer sentidos ambíguos (duplo sentido em frases) ou em questões explicativas para não restarem dúvidas do que você está dizendo.

2. A repetição de palavras também deve ser evitada em textos curtos. Substitua por outro sinônimo ou substitua. Se quiser conhecer e baixar um aplicativo que te auxilie nisso, indicamos o Dicio, uma plataforma para celular que pode ser utilizado a qualquer hora!

3. Outro cuidado que devemos ter é ao informar as horas. 

Exemplo WhatApp 5

Exemplo WhatApp 6

Além disso, evite quaisquer abreviações, pois isso pode causar dificuldades de entendimento e deixar o conteúdo com problemas de compreensão. Deve-se prestar atenção ao máximo quando tratar sobre um determinado assunto.

No mundo digital, existem milhares de cuidados que devemos ter ao conversar com um cliente, mas se você já começar por esses, os seus contatos podem ser ainda mais duradouros e eficientes!

Comente se irá utilizar essas dicas nas suas próximas vendas e se te ajudaram de alguma maneira para você obter ainda mais sucesso no seu ramo de negócios.

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