01
Out
2020

4 soluções para a falta de insumos na indústria de pão de queijo

4 soluções para a falta de insumos na indústria de pão de queijo

No nosso último blog falamos sobre como o aumento de preço de determinados ingredientes impactou no recente acréscimo no valor do pão de queijo. Agora vamos aprofundar ainda mais sobre esse tópico, mais precisamente sobre a escassez de alguns insumos no mercado. Sim, determinados produtos estão com os estoques zerados ou perto disso em determinadas indústrias.

Basta jogar no Google “falta de matéria-prima 2020” que os resultados já começam a surgir. Vai desde material para construção civil, álcool gel, algodão para indústria têxtil, até bicicletas estão em falta nas lojas. Diversos segmentos, variados produtos, todos sofrendo do mesmo mal. Para a fabricação de pão de queijo, além dos ingredientes que compõe o produto, há também a caixa de papelão para a logística, a embalagem plástica, o produto de limpeza para as máquinas, todos esses componentes afetam o dia a dia das indústrias e todos eles estão com estoques baixos.

3 fatores que explicam o momento que estamos passando:

- Algumas indústrias estão com dificuldades para retomar as atividades por conta da pandemia de COVID-19.

- Em contrapartida, alguns segmentos tiveram uma demanda acima do esperado para o mesmo período, fazendo com que alguns produtos “desaparecessem” do mercado.

- O dólar está muito valorizado em comparação com a nossa moeda, o que passa a ser mais vantajoso para alguns produtores exportar, desabastecendo o mercado interno.

Listamos 4 soluções para “amenizar” os impactos da escassez de insumos:

- Revisar sua demanda de insumos para os próximos meses. Desta forma é possível negociar sua compra com antecedência e garantir o fornecimento com mais segurança.

- Investir em capacidade de estoque para aquisições maiores de ingredientes e produtos.

- Se possível, negociar com seu fornecedor condição de pagamento à vista, garantindo maior desconto no final da compra.

- Valorize seu produto, seu preço deve representar o que ele realmente vale. Não entre na guerra do preço baixo nesse momento.

A perspectiva dos especialistas é que até o final do ano ainda estaremos navegando por mares turbulentos, sem muitas certezas de quando o fluxo voltará ao normal. Portanto, ressaltamos a necessidade de tomar atitudes com agilidade e planejamento para conseguir prosperar, mesmo em tempos difíceis.

Continue acompanhando o nosso blog, continuaremos atentos a tudo que está acontecendo e em breve traremos mais dicas para você.  

compartilhe:
Outras
Notícias
  • 19 3865-0664
    19 3865-1244
  • Av. Santana, 1045 Parque Ortolândia
    Hortolândia/SP - CEP 13184-210
SANCHEZ COMÉRCIO DE ALIMENTOS LTDA 2018 - Todos os direitos reservados